VIEIRA,
T. Alexandre.Funções e papéis da tecnologia, texto produzido para o curso
Gestão Escolar e Tecnologias. São Paulo. PUC-SP, 2004
Resumo:
O
texto trata sobre as funções e os papeis da tecnologia no contexto escola,
mostrando que no sistema educativo, que a Tecnologia se torna um aliado quando utilizado
de maneira responsável, dispondo de dados, informações e conhecimento para
favorecer o processo de ensino aprendizagem, vislumbrando a criação de
ambientes informatizados na organização para apoio à gestão.
Citações
principais do texto:
“Sabemos
também que esse trabalho só se concretiza quando o professor domina os
conceitos e as práticas relacionadas com a tecnologia, transpondo-os para o seu
trabalho pedagógico e aplicando-os no cotidiano da sala de aula" (VIEIRA,2004,p.01).
“Os
dados são conjunto de fatos distintos e objetivos, relativos a eventos” (VIEIRA,2004, p.01)
“Já
a informação, na forma de documento ou de uma comunicação audível ou visível, é
uma mensagem. Como qualquer mensagem, normalmente ela tem um emitente e um
receptor (VIEIRA,2004,p.02).
“Computadores
podem ser grandes aliados dos gestores na transformação de dados e
informações” (VIEIRA,2004,p.03).
“O
conhecimento tem caráter humano e é mais amplo, mais profundo e bem mais rico
do que os dados e informações. Quando nos referimos a indivíduos, podemos falar
que são esclarecidos, informados e que têm conhecimentos sobre um determinado
assunto, o mesmo não se pode dizer de manuais e livros.” ( VIEIRA,2004,p.03).
Comentários:
O
texto traz contribuições pertinentes no tocante às tecnologias no contexto
escolar e suas utilidades, relevante as explicações sobre dados e informações e
produção do conhecimento e como podemos utilizar esses aspectos na análise do
processo de ensino e aprendizagem.
Infelizmente
muitos professores e gestores se utilizam dos dados apenas como estatísticos,
sem fazer a devida análise desses dados/informações para transformá-las em
conhecimentos e por meio dele identificar possível maneira de intervenção
perante o erro, sucesso e insucesso escolar.
O
autor não apenas chama a atenção da utilidade da tecnologia para os gestores e
professores, mas também sugestiona sobre de criação
de ambientes informatizados na organização para apoio à gestão e a prática de
trabalho dos professores nas salas de aulas.
O texto é interesse e relevante e deveria ser disponibilizados a
professores e gestores para reflexão.
Questionamentos
(questões levantadas e dúvidas):
Apesar
da ciência da importância, e da utilidade da tecnologia no contexto escolar,
ainda persiste a dúvida de como melhor utilizar as tecnologias na escola e
porque muito professores ainda são resistentes a sua utilização e na busca do
conhecimento de como incorporar as tecnologias em suas aulas?
Bibliografia
:
ANDRADE. P. F.Fichamento De Artigo, Livro, Ensaio, Textos
Diversos. 2011 . Disponível em: http://moodle.mec.gov.br/unb/mod/data/view.php?id=1135 ACESSO EM 30/06/2013.
Seu blog está muito contextualizado, parabéns!
ResponderExcluirAbraços