Fichamento 1

FICHAMENTO
VIEIRA, T. Alexandre. Funções e papéis da tecnologia, texto produzido para o curso Gestão Escolar e Tecnologias. São Paulo. PUC-SP, 2004
Resumo:
O texto trata sobre as funções e os papeis da tecnologia no contexto escola, mostrando que no sistema educativo, que a Tecnologia se torna um aliado quando utilizado de maneira responsável, dispondo de dados, informações e conhecimento para favorecer o processo de ensino aprendizagem, vislumbrando a criação de ambientes informatizados na organização para apoio à gestão.

Citações principais do texto:

“Sabemos também que esse trabalho só se concretiza quando o professor domina os conceitos e as práticas relacionadas com a tecnologia, transpondo-os para o seu trabalho pedagógico e aplicando-os no cotidiano da sala de aula (p.01)
“Os dados são conjunto de fatos distintos e objetivos, relativos a eventos.” (p.01)
“Já a informação, na forma de documento ou de uma comunicação audível ou visível, é uma mensagem. Como qualquer mensagem, normalmente ela tem um emitente e um receptor. (p.02)
“Computadores podem ser grandes aliados dos gestores na transformação de dados e informações.” (p.03)
“O conhecimento tem caráter humano e é mais amplo, mais profundo e bem mais rico do que os dados e informações. Quando nos referimos a indivíduos, podemos falar que são esclarecidos, informados e que têm conhecimentos sobre um determinado assunto, o mesmo não se pode dizer de manuais e livros.” (p.03)

 Comentários:

O texto traz contribuições pertinentes no tocante às tecnologias no contexto escolar e suas utilidades, relevante as explicações sobre dados e informações e produção do conhecimento e como podemos utilizar esses aspectos na análise do processo de ensino e aprendizagem.
Infelizmente muitos professores e gestores se utilizam dos dados apenas como estatísticos, sem fazer a devida análise desses dados/informações para transformá-las em conhecimentos e por meio dele identificar possível maneira de intervenção perante o erro, sucesso e insucesso escolar.
O autor não apenas chama a atenção da utilidade da tecnologia para os gestores e professores, mas também sugestiona sobre de criação de ambientes informatizados na organização para apoio à gestão e a prática de trabalho dos professores nas salas de aulas.
O texto é interesse e relevante e deveria ser disponibilizados a professores e gestores para reflexão.

Questionamentos (questões levantadas e dúvidas):

Apesar da ciência da importância, e da utilidade da tecnologia no contexto escolar, ainda persiste a dúvida de como melhor utilizar as tecnologias na escola e porque muito professores ainda são resistentes a sua utilização e na busca do conhecimento de como incorporar as tecnologias em suas aulas?

Bibliografia :

 ANDRADE. P. F.Fichamento De Artigo, Livro, Ensaio, Textos Diversos. 2011 . Disponível em: http://moodle.mec.gov.br/unb/mod/data/view.php?id=1135  ACESSO EM 30/06/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário